Mercado Imobiliário em 2025: quais as tendências?

Neste artigo

Da preparação para a reforma tributária à realidade aumentada e virtual, as novas soluções de tecnologia e as exigências dos consumidores ditam o cenário do mercado imobiliário em 2025

Largar na frente em sua área de atuação é o desafio de qualquer empresa. Mapear tendências, antecipar-se às demandas e satisfazer os anseios de consumidores está entre os objetivos de todo negócio. No setor de construção civil, identificar as tendências do mercado imobiliário em 2025 é fundamental para otimizar o planejamento de empreendimentos de modo estratégico.

Isso porque o planejamento e o cronograma dos projetos são de médio e longo prazo, o que exige entender as novas dinâmicas sociais e as expectativas dos clientes em relação às entregas.

Na sequência do artigo, vamos apresentar 7 tendências do mercado imobiliário em 2025.

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1. Preparação para a reforma tributária

A Reforma Tributária foi regulamentada neste ano e só deve entrar em vigor totalmente em 2033. No entanto, a partir de 2026, a Contribuição sobre Bens e Serviços passa a valer em um período de testes. A mudança é uma tendência que construtoras, incorporadoras e imobiliárias terão que se adequar, de modo a se organizar para atender às novas exigências e às questões relacionadas ao compliance tributário.

Alguns dos pontos importantes para o setor:

– Redutor de alíquotas para incorporação foi de 50%;

– Redutor de alíquotas para locação foi de 70%.

Leia mais: confira outros impactos da reforma tributária na construção civil neste artigo.

2. Construção off-site

Construção off-site consiste em um método em que os processos são realizados fora do canteiro de obras. Com a reforma tributária, o imposto estadual será retirado deste modo construtivo, o que faz com que muitas construtoras passem a planejar o aporte de recursos nesta área.

Ou seja, é possível que as incorporadoras passem a fabricar em ambientes controlados, como uma fábrica, transportando os itens para o local de montagem. Este método é bem-visto pelo setor, especialmente por reduzir o tempo nos canteiros de obras e da evolução dos projetos. Além disso, há a possibilidade de ter mais controle de qualidade e de gerar menos resíduos.

Estes dois pontos impactam diretamente a próxima tendência para o mercado imobiliário em 2025.

3. Um olhar para a sustentabilidade

Saindo da perspectiva interna para a externa, as construtoras e as incorporadoras devem aprofundar seu olhar sobre a sustentabilidade. Isso vai envolver desde a escolha por materiais reutilizáveis e a entrega de produtos com perspectivas de reaproveitamento de água, melhoria da eficiência energética, conforto térmico e hídrico.

Aos poucos, os consumidores vão passar a fazer exigências deste tipo, incluindo sistemas para reabastecimento de automóveis elétricos ou a infraestrutura para sua instalação no futuro. Estes serão critérios adotados para escolher os imóveis no futuro.

4. Smart homes

As casas estão ficando mais inteligentes com a disseminação dos assistentes pessoais e da integração de dispositivos. O mesmo movimento feito pelas fábricas na comunicação entre dispositivos via Internet das Coisas (IoT) está ocorrendo nas smart homes.

Monitoramento remoto, alarmes inteligentes, fechaduras eletrônicas, integração de iluminação e cortinas… as possibilidades são inúmeras e uma tendência do mercado imobiliário em 2025. Garantir a infraestrutura e a conectividade necessária para isso serão aspectos importantes.

5. Condomínios completos

A pandemia trouxe uma nova dinâmica de vida. Muitas pessoas buscaram estruturas de vida completas em condomínios: academia, coworking, piscina, pet place… Com isso, a infraestrutura social dos empreendimentos se tornou muito mais ampla. As construtoras e as incorporadoras tiveram que incorporar isso em suas plantas – e é uma tendência que vai seguir no mercado imobiliário em 2025.

Qual a importância do planejamento de obras na construção?

6. Personalização das negociações

A construção civil é fortemente influenciada pela macroeconomia. Taxas de juros refletem diretamente os resultados de venda em função do seu impacto nos financiamentos. Novas tecnologias como inteligência artificial, machine learning, entre outras, permitem que as instituições financeiras e as próprias incorporadoras possam melhorar a disponibilização de financiamentos com segurança.

É comum que, em projetos em construção, as construtoras negociem diretamente com o cliente, até que o empreendimento seja entregue e possa acessar recursos do mercado financeiro. Soluções de gestão simplificam as operações e mitigam os riscos, ao mesmo tempo em que individualizam as condições e as capacidades de pagamento dos fornecedores.

Confira os cuidados na gestão de financiamento imobiliário neste artigo.

7. Realidade aumentada e realidade virtual

A negociação de imóveis na planta ou durante a construção envolve lidar com expectativas. É comum que os empreendimentos invistam em apartamentos decorados de modo a permitir que os clientes entendam o tamanho e as possibilidades do que pode ser feito em um imóvel.

Nesse contexto, as tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual podem trazer uma nova perspectiva para os imóveis na planta, em obras ou mesmo para a locação de modo mais ágil e eficiente. Isso porque é possível explorar os espaços sem precisar sair de casa e até mesmo incluir simulações de mobílias.

Esta tecnologia amplia o alcance da negociação de imóveis – consumidores terão mais segurança para negociar imóveis a distância. Também otimiza a gestão do tempo dos clientes e dos próprios corretores, que podem se focar em relacionamentos com maior potencial de conversão.

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Uma preparação estratégica

Diante das tendências apontadas para o mercado imobiliário em 2025, é crucial que construtoras, incorporadoras e imobiliárias se preparem estrategicamente para enfrentar os novos desafios e aproveitar as oportunidades que surgem.

A reforma tributária, a adoção da construção off-site e a crescente importância da sustentabilidade exigem um planejamento cuidadoso, estratégico e adaptável. A modernização por meio das smart homes e a busca por condomínios completos refletem a evolução das demandas dos consumidores, que procuram cada vez mais conforto, tecnologia e praticidade em suas moradias.

Além disso, a personalização das negociações e o uso de tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual representam um avanço na interação com os clientes, tornando a experiência de compra e locação de imóveis mais eficiente e satisfatória. Com a implementação dessas tendências, espera-se que o setor imobiliário se torne mais competitivo, inovador e alinhado às expectativas do mercado.

A capacidade de inovar, atender às exigências regulatórias e oferecer soluções tecnológicas e sustentáveis será determinante para conquistar a confiança e satisfação dos consumidores, garantindo a continuidade e prosperidade das empresas nesse mercado dinâmico e em constante evolução.

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