O marketing imobiliário visa otimizar a divulgação dos imóveis disponíveis e, com isso, elevar o volume de vendas e os resultados financeiros de incorporadoras de forma estratégica e estruturada
É muito provável que todas as pessoas tenham algum relacionamento com o mercado imobiliário ao menos uma vez na vida: seja para comprar ou locar um imóvel. No Brasil, é como se existissem, portanto, cerca de 215 milhões de potenciais clientes para este setor. Mas como cada pessoa vai escolher a empresa para passar por esta experiência? O marketing imobiliário é um dos mecanismos para atrair esses clientes.
O termo marketing imobiliário se refere a um conjunto de ações voltadas ao anúncio de negócios, fortalecimento da reputação da marca e mecanismos para conectar a empresa ao seu público. Este aumento de visibilidade faz com que se tenha maior facilidade de buscar seus produtos de interesse – compra ou locação de um imóvel – com a sua empresa.
O sucesso desta estratégia depende de uma mescla de atividades online e offline e, sobretudo, de uma gestão da carteira de clientes e leads de maneira inteligente. Essa administração do funil de vendas – entendendo quais consumidores estão mais próximos de efetivar um negócio e o que fazer para aproximá-los do fechamento de uma venda – se torna mais simples com a presença de um CRM.
Na sequência deste artigo, vamos abordar o impacto de um CRM para as incorporadoras e como atrair a atenção do público para os seus imóveis disponíveis para melhorar os resultados.
Confira 4 tendências de venda no mercado imobiliário!
Como o marketing imobiliário pode ajudar incorporadoras a se destacarem no mercado?
As estratégias de marketing imobiliário visam otimizar a divulgação dos imóveis disponíveis e, com isso, elevar o volume de vendas e os resultados financeiros de incorporadoras. Para isso, é importante mesclar ações online e offline, visando atrair leads qualificados e reduzir o ciclo de vendas – acelerando a velocidade de negócios efetivados e diminuindo o custo de aquisição de clientes.
Para isso, podem ser realizadas inúmeras ações para aumentar o potencial de atração e conversão de clientes e fortalecer a reputação da marca. Entre as atividades que podem ser realizadas:
– Campanhas digitais de anúncios em buscadores e redes sociais para divulgação de imóveis e empreendimentos;
– Estratégias de atração de clientes, que podem envolver automação de e-mail marketing, produção de conteúdo relevante para os canais da empresa, participação em feiras e eventos do setor;
– Investir em serviços offline de divulgação de empreendimentos em fases de lançamento ou durante as obras, como panfletos e apresentação de decorados;
– Inovar em novas tecnologias na apresentação de imóveis, trazendo uma perspectiva sobre os empreendimentos pelos meios digitais, otimizando o tempo de todos os envolvidos e transformando a experiência do cliente com a sua organização;
– Prestar suporte ao consumidor antes, durante e após o negócio, conforme mostramos neste artigo sobre experiência pós-obra;
Para tornar o marketing imobiliário mais eficiente, muitas empresas adotam plataformas especializadas de gestão, especialmente os CRMs. A partir delas, é possível receber dados atualizados sobre a efetividade das campanhas e quais iniciativas precisam ser aprimoradas para melhorar os resultados.
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Quais são as principais tendências de marketing digital no setor imobiliário em 2025?
O sucesso do marketing imobiliário passa pelo marketing digital. As iniciativas nesta área podem ser totalmente mensuradas e automatizadas de acordo com o funil de vendas definido pela empresa. E, nesse quesito, há algumas tendências de destaque:
- Automatização de marketing: facilita o envio de e-mails e conteúdo personalizado voltado à nutrição dos leads, incluindo avaliações de clientes;
- Marketing com geolocalização: pode-se melhorar o resultado de campanhas e iniciativas ao estruturar estratégias de divulgação baseadas em geolocalização, melhorando as taxas de conversão, incluindo em anúncios realizados em redes sociais e plataformas de busca;
- Uso de realidade virtual e aumentada: proporciona experiências imersivas com tours virtuais de imóveis, auxiliando as vendas na planta e durante a obra;
- Storytelling: desenvolvimento de uma comunicação que cria conexões emocionais com os clientes, atraindo por meio de artigos, vídeos e materiais ricos, como e-books;
- Landing pages otimizadas: essas páginas captam leads de forma eficiente, aumentando o número de pessoas que podem ser gerenciadas pelos times de marketing e venda no CRM;
- Estratégias de atendimento digital: é preciso centralizar o atendimento, independentemente do canal escolhido pelo cliente (redes sociais, e-mail, whatsapp), e tirar as dúvidas mais recorrentes e simples com o auxílio de chatbots.
Todos esses dados de marketing imobiliário são centralizados, estruturados e gerenciados no CRM, organizando a gestão de leads e obtendo insights em prol de uma melhoria contínua.
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Como medir o ROI de campanhas no mercado imobiliário?
Uma das maiores vantagens do uso de um CRM é a possibilidade de mensurar resultados com precisão, especialmente no ambiente digital. Para calcular o retorno sobre investimento (ROI) das campanhas de marketing imobiliário, considere:
– Definir objetivos claros: como aumentar leads qualificados, reduzir o ciclo de vendas ou melhorar as taxas de satisfação baseadas na experiência dos clientes;
– Monitore métricas-chave: os indicadores-chave (KPIs) — custo por lead, taxa de conversão e tempo para fechamento de negócios — ajudam a entender a dinâmica e o que pode ser otimizado;
– Acompanhe relatórios no CRM: aproveite as formas de apresentação mais visual, com dashboards, para cruzar diferentes critérios e obter novos insights.
Estes três pontos fazem com que as estratégias de marketing imobiliário sejam acompanhadas continuamente e ajustadas de maneira inteligente. É provável que conteúdos ou abordagens precisem ser revisadas dependendo do tipo de empreendimento e do público-alvo. Com um CRM, é possível compreender essa dinâmica e otimizar os resultados.
Quais estratégias de marketing offline ainda funcionam para o mercado imobiliário?
O digital ganhou muita força no marketing imobiliário pela presença dos dados, que permitem uma gestão mais efetiva dos leads e de seu avanço no funil de vendas. Campanhas com geolocalização e tours virtuais trazem uma nova experiência ao cliente. Isso não significa, porém, que é possível esquecer do marketing offline, aquele relacionado à vida real, ainda mais em um mercado como o imobiliário.
Placas de venda ou locação são uma ferramenta eficiente de divulgação, pois atraem a atenção do público com base na localização, assim como a distribuição de panfletos. Anúncios em jornais e revistas especializadas também são eficientes, pois conversam com um público já interessado no tema ou em busca de novos negócios – além de fortalecer a forma como a marca é vista.
Participar de feiras e eventos imobiliários auxilia a divulgar lançamentos ou projetos em andamento, assim como possibilita o fechamento de parcerias estratégicas com lojas de móveis e decoração, arquitetos, entre outros. E, é claro, não se pode esquecer dos eventos presenciais para que potenciais clientes conheçam detalhes do empreendimento, visitem os decorados e tirem suas dúvidas com corretores.
Embora não apresentem a mesma capacidade de gestão das estratégias digitais, que podem ser totalmente mensuradas pelo CRM, essas ações offline são complementares e contribuem para a melhoria dos resultados.
Investir em marketing imobiliário é uma necessidade para destacar a sua marca em um mercado competitivo. É possível transformar dados em estratégia com um CRM especializado para o setor imobiliário, como Hypnobox by Senior. Com ele, é possível fortalecer sua reputação e potencializar as suas vendas de forma estruturada e inteligente.
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