Como as ferramentas do CRM potencializam o marketing imobiliário

Neste artigo

O marketing imobiliário visa otimizar a divulgação dos imóveis disponíveis e, com isso, elevar o volume de vendas e os resultados financeiros de incorporadoras de forma estratégica e estruturada

É muito provável que todas as pessoas tenham algum relacionamento com o mercado imobiliário ao menos uma vez na vida: seja para comprar ou locar um imóvel. No Brasil, é como se existissem, portanto, cerca de 215 milhões de potenciais clientes para este setor. Mas como cada pessoa vai escolher a empresa para passar por esta experiência? O marketing imobiliário é um dos mecanismos para atrair esses clientes.

O termo marketing imobiliário se refere a um conjunto de ações voltadas ao anúncio de negócios, fortalecimento da reputação da marca e mecanismos para conectar a empresa ao seu público. Este aumento de visibilidade faz com que se tenha maior facilidade de buscar seus produtos de interesse – compra ou locação de um imóvel – com a sua empresa.

O sucesso desta estratégia depende de uma mescla de atividades online e offline e, sobretudo, de uma gestão da carteira de clientes e leads de maneira inteligente. Essa administração do funil de vendas – entendendo quais consumidores estão mais próximos de efetivar um negócio e o que fazer para aproximá-los do fechamento de uma venda – se torna mais simples com a presença de um CRM.

Na sequência deste artigo, vamos abordar o impacto de um CRM para as incorporadoras e como atrair a atenção do público para os seus imóveis disponíveis para melhorar os resultados.

Confira 4 tendências de venda no mercado imobiliário!

Como o marketing imobiliário pode ajudar incorporadoras a se destacarem no mercado?

As estratégias de marketing imobiliário visam otimizar a divulgação dos imóveis disponíveis e, com isso, elevar o volume de vendas e os resultados financeiros de incorporadoras. Para isso, é importante mesclar ações online e offline, visando atrair leads qualificados e reduzir o ciclo de vendas – acelerando a velocidade de negócios efetivados e diminuindo o custo de aquisição de clientes.

Para isso, podem ser realizadas inúmeras ações para aumentar o potencial de atração e conversão de clientes e fortalecer a reputação da marca. Entre as atividades que podem ser realizadas:

– Campanhas digitais de anúncios em buscadores e redes sociais para divulgação de imóveis e empreendimentos;

– Estratégias de atração de clientes, que podem envolver automação de e-mail marketing, produção de conteúdo relevante para os canais da empresa, participação em feiras e eventos do setor;

– Investir em serviços offline de divulgação de empreendimentos em fases de lançamento ou durante as obras, como panfletos e apresentação de decorados;

– Inovar em novas tecnologias na apresentação de imóveis, trazendo uma perspectiva sobre os empreendimentos pelos meios digitais, otimizando o tempo de todos os envolvidos e transformando a experiência do cliente com a sua organização;

– Prestar suporte ao consumidor antes, durante e após o negócio, conforme mostramos neste artigo sobre experiência pós-obra;

Para tornar o marketing imobiliário mais eficiente, muitas empresas adotam plataformas especializadas de gestão, especialmente os CRMs. A partir delas, é possível receber dados atualizados sobre a efetividade das campanhas e quais iniciativas precisam ser aprimoradas para melhorar os resultados.

O que é CRM e por que a sua empresa precisa de um neste momento?

Quais são as principais tendências de marketing digital no setor imobiliário em 2025?

O sucesso do marketing imobiliário passa pelo marketing digital. As iniciativas nesta área podem ser totalmente mensuradas e automatizadas de acordo com o funil de vendas definido pela empresa. E, nesse quesito, há algumas tendências de destaque:

  1. Automatização de marketing: facilita o envio de e-mails e conteúdo personalizado voltado à nutrição dos leads, incluindo avaliações de clientes;
  2. Marketing com geolocalização: pode-se melhorar o resultado de campanhas e iniciativas ao estruturar estratégias de divulgação baseadas em geolocalização, melhorando as taxas de conversão, incluindo em anúncios realizados em redes sociais e plataformas de busca;
  3. Uso de realidade virtual e aumentada: proporciona experiências imersivas com tours virtuais de imóveis, auxiliando as vendas na planta e durante a obra;
  4. Storytelling: desenvolvimento de uma comunicação que cria conexões emocionais com os clientes, atraindo por meio de artigos, vídeos e materiais ricos, como e-books;
  5. Landing pages otimizadas: essas páginas captam leads de forma eficiente, aumentando o número de pessoas que podem ser gerenciadas pelos times de marketing e venda no CRM;
  6. Estratégias de atendimento digital: é preciso centralizar o atendimento, independentemente do canal escolhido pelo cliente (redes sociais, e-mail, whatsapp), e tirar as dúvidas mais recorrentes e simples com o auxílio de chatbots.

Todos esses dados de marketing imobiliário são centralizados, estruturados e gerenciados no CRM, organizando a gestão de leads e obtendo insights em prol de uma melhoria contínua.

Por que a sua empresa deve investir em uma gestão de qualidade na construção?

Como medir o ROI de campanhas no mercado imobiliário?

Uma das maiores vantagens do uso de um CRM é a possibilidade de mensurar resultados com precisão, especialmente no ambiente digital. Para calcular o retorno sobre investimento (ROI) das campanhas de marketing imobiliário, considere:

– Definir objetivos claros: como aumentar leads qualificados, reduzir o ciclo de vendas ou melhorar as taxas de satisfação baseadas na experiência dos clientes;

– Monitore métricas-chave: os indicadores-chave (KPIs) — custo por lead, taxa de conversão e tempo para fechamento de negócios — ajudam a entender a dinâmica e o que pode ser otimizado;

– Acompanhe relatórios no CRM: aproveite as formas de apresentação mais visual, com dashboards, para cruzar diferentes critérios e obter novos insights.

Estes três pontos fazem com que as estratégias de marketing imobiliário sejam acompanhadas continuamente e ajustadas de maneira inteligente. É provável que conteúdos ou abordagens precisem ser revisadas dependendo do tipo de empreendimento e do público-alvo. Com um CRM, é possível compreender essa dinâmica e otimizar os resultados.

Quais estratégias de marketing offline ainda funcionam para o mercado imobiliário?

O digital ganhou muita força no marketing imobiliário pela presença dos dados, que permitem uma gestão mais efetiva dos leads e de seu avanço no funil de vendas. Campanhas com geolocalização e tours virtuais trazem uma nova experiência ao cliente. Isso não significa, porém, que é possível esquecer do marketing offline, aquele relacionado à vida real, ainda mais em um mercado como o imobiliário.

Placas de venda ou locação são uma ferramenta eficiente de divulgação, pois atraem a atenção do público com base na localização, assim como a distribuição de panfletos. Anúncios em jornais e revistas especializadas também são eficientes, pois conversam com um público já interessado no tema ou em busca de novos negócios – além de fortalecer a forma como a marca é vista.

Participar de feiras e eventos imobiliários auxilia a divulgar lançamentos ou projetos em andamento, assim como possibilita o fechamento de parcerias estratégicas com lojas de móveis e decoração, arquitetos, entre outros. E, é claro, não se pode esquecer dos eventos presenciais para que potenciais clientes conheçam detalhes do empreendimento, visitem os decorados e tirem suas dúvidas com corretores.

Embora não apresentem a mesma capacidade de gestão das estratégias digitais, que podem ser totalmente mensuradas pelo CRM, essas ações offline são complementares e contribuem para a melhoria dos resultados.

Investir em marketing imobiliário é uma necessidade para destacar a sua marca em um mercado competitivo. É possível transformar dados em estratégia com um CRM especializado para o setor imobiliário, como Hypnobox by Senior. Com ele, é possível fortalecer sua reputação e potencializar as suas vendas de forma estruturada e inteligente.

Clique aqui e venha conhecer as funcionalidades do CRM da Senior!

Materiais educativos

Conteúdos relacionados

A mais completa newsletter do mercado de incorporação:

Receba nossos conteúdos em primeira mão:

Entrar em contato via Whatsapp

Em média, nossos clientes aumentam a conversão em vendas em 30% após os primeiros 90 dias de operação. Preencha os dados abaixo para iniciar uma conversa.

Receba um diagnóstico 360º para sua incorporadora ou House de Lançamentos

Em média, nossos clientes aumentam a conversão em vendas em 30% após os primeiros 90 dias de operação. Quer descobrir como isso é possível?