Otimizar o funil de vendas e entender a jornada do cliente para melhorar o relacionamento estão entre os benefícios de um CRM para incorporadoras
Uma pesquisa da consultoria Nucleus mostrou que os ciclos de venda podem ser encurtados de 8% a 14% com o uso de CRM. Esta realidade vale para todos os perfis de organizações, mas se destaca entre aquelas que demandam maior atenção ao relacionamento. É o caso do mercado imobiliário, reforçando os benefícios de um CRM para incorporadoras na negociação de ativos de alto custo, como os imóveis.
Reduzir o tempo de venda em empreendimentos é um dos pontos que simplificam a sua operação, visto que conseguem dar vazão ao seu planejamento e otimizam os resultados financeiros, incluindo o lançamento de novos projetos. Portanto, o papel de um CRM no mundo atual vai além da administração de contatos, melhorando a gestão do funil de vendas e o relacionamento com os clientes.
Na sequência, vamos aprofundar alguns dos benefícios de um CRM para as incorporadoras. Fique conosco no restante deste artigo para entender como suas funcionalidades se alinham às demandas das empresas de construção civil!
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O que é um CRM e como ele pode ajudar incorporadoras no gerenciamento de vendas?
O CRM é uma ferramenta de gestão que centraliza informações sobre clientes e leads, ajudando as incorporadoras a gerenciarem interações, rastrearem processos de vendas e melhorarem o atendimento.
Dentro da construção civil, esta solução se torna estratégica ao organizar e automatizar atividades relacionadas ao ciclo de vendas imobiliárias: da captação de leads ao fechamento de contratos. Os benefícios de um CRM para incorporadoras se potencializam ao coletar os dados de consumidores para auxiliar na análise de suas informações.
Esta vantagem é ampliada quando um CRM é ajustado ao ciclo de vendas e aos processos empresariais, identificando em qual etapa do funil de vendas cada lead está e direcionando ações específicas para aumentar as chances de conversão. Isso pode ser feito de forma automatizada, coordenando esforços dos times de marketing, administrativos e vendas para entender onde cada cliente se encaixa no processo.
Entre as suas funcionalidades essenciais, encontram-se:
- Gestão de leads e funil de vendas – Acompanhamento de todas as etapas do ciclo comercial;
- Automação de marketing – Ferramentas para campanhas segmentadas e acompanhamento de resultados, fazendo a nutrição dos leads;
- Gestão de contratos e documentos: Centralização de arquivos essenciais, simplificando a organização e acelerando processos;
- Integração total: Conexão com ERPs, plataformas de marketing e sistemas financeiros trazem uma visão única sobre engajamento, retenção e vendas.
Isso tudo com a possibilidade de obter relatórios personalizados e customizados sobre critérios diversos e com acesso remoto para melhorar o desempenho das equipes de venda quando estiverem atuando externamente.
Por que a sua empresa precisa de um CRM neste momento?
Os benefícios de um CRM para incorporadoras
Da otimização do ciclo de vendas ao maior engajamento dos clientes – que se reverte em recorrência ou indicações –, as vantagens de investir nessa plataforma são inúmeras. Vamos mencionar algumas das principais abaixo:
1. Melhoria no gerenciamento de leads e tomada de decisão
O CRM permite centralizar e organizar informações de leads, facilitando o acompanhamento e a sua nutrição com o passar do tempo. Dessa forma, as incorporadoras podem identificar os contatos mais qualificados, otimizar a atuação dos times de venda e evitar a perda de oportunidades, melhorando as tomadas de decisão neste processo.
2. Aumento da taxa de conversão de vendas
Ao oferecer insights detalhados sobre o comportamento dos leads, o CRM ajuda as equipes de vendas a desenvolver estratégias personalizadas para concluir negócios, aumentando a taxa de conversão e reduzindo os gastos do Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
3. Mais integração entre equipes de vendas e marketing
O CRM é a solução ideal para fazer com que as equipes de marketing e vendas trabalhem com um propósito único. As estratégias de captação e nutrição de leads se tornam muito mais efetivas quando há este alinhamento entre os times, aplicando os insights de ambos os departamentos para melhorar a experiência do cliente e ampliar os resultados comerciais.
4. Automação de tarefas rotineiras
Enviar e-mails dentro de uma estratégia de funil de vendas, realizar follow-ups ou atualizar dados manualmente são tarefas que consomem tempo – e estão sujeitas a erros. Com um CRM, essas atividades podem ser automatizadas, permitindo que as equipes se foquem em ações mais estratégicas.
Confira as atividades que podem ser automatizadas nas incorporadoras neste artigo.
5. Gestão eficiente de contratos e documentos
O gerenciamento de contratos é crucial na construção civil. Embora seja uma atividade burocrática, que exige documentos e prazos específicos, um CRM integrado e programado pode centralizar a gestão documental, acelerando os processos e reduzindo erros. A diminuição do ciclo de vendas gera satisfação do cliente e amplia os resultados financeiros, sendo um dos benefícios do CRM para as incorporadoras.
6. Personalização do atendimento ao cliente
Em um cenário de evolução da inteligência artificial, é importante que as incorporadoras sejam capazes de individualizar o atendimento ao cliente. Na gestão de financiamento imobiliário, por exemplo, é possível otimizar propostas ao personalizar os critérios de negócio, conforme as condições de pagamento, os valores de entrada, de parcelas e de balões periódicos e também o score de crédito da família.
Este cuidado gera mais fidelização do cliente e impacta diretamente nas chances de conversão.
7. Métricas e indicadores em tempo real
Um dos benefícios de um CRM para incorporadoras é a capacidade de fazer análises segmentadas sobre o desempenho. Com os dados consolidados em um único local, ganha-se a capacidade de avaliar processos, taxas de conversão, campanhas de marketing, tempo médio do ciclo de vendas, entre tantas outras análises, baseados nos indicadores-chave (KPIs) considerados importantes pela incorporadora.
Na prática, um CRM para incorporadoras reflete diretamente na satisfação e experiência do cliente e na melhora dos resultados financeiros. Com informações precisas, os times de vendas ganham mais dados sobre cada cliente, o que propicia uma abordagem mais estratégica de atendimento.
Benefícios de um CRM para incorporadoras: qual o ROI do CRM?
Esta é uma pergunta difícil de responder, porque o retorno sobre o investimento (ROI) depende de uma série de aspectos do próprio negócio:
– Como estão estruturados seus processos atualmente?
– Qual é a maturidade tecnológica e gestão de dados do negócio?
– Qual a capacitação da equipe para tirar o melhor proveito da tecnologia?
O que se percebe é que o CRM é uma ferramenta que tende a ampliar o seu retorno com o passar do tempo. Isso acontece porque as incorporadoras começam a entender os padrões de operação do cliente, como avançam no funil de vendas, as estratégias para otimizar campanhas e estratégias de marketing.
Quando há sucesso nesta curva de aprendizado, ocorre o aumento da taxa de conversão, a redução de custos operacionais e a melhoria na satisfação, que são alguns dos benefícios de um CRM para incorporadoras. Para colher estas vantagens, é importante escolher uma plataforma que:
– Atenda às necessidades específicas, incluindo a integração com os sistemas já existentes;
– Seja intuitivo e fácil de usar para todas as pessoas envolvidas;
– Escale junto com a sua empresa.
Ao acertar neste parceiro, o CRM ganha ainda mais pontos como uma ferramenta essencial para as incorporadoras se destacarem no segmento da construção civil.
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