A Automação de tarefas em incorporadoras nada mais é que um processo contínuo de melhoria, com investimentos que devem permear uma mudança de mentalidade da empresa, visando a agilidade nos processos em prol da satisfação dos clientes
As incorporadoras buscam a redução de custos operacionais para maximizar lucros. É com essa perspectiva que elas conseguem ampliar a disponibilidade de recursos para investimento em aquisição de terrenos e elaboração de novos projetos. A automação de tarefas em incorporadoras passa por uma administração mais enxuta e visa o aumento da eficiência de processos construtivos.
É a partir da eficiência operacional que as incorporadoras conseguem proteger as margens de lucro e ganhar vantagens competitivas em várias áreas, incluindo no atendimento ao consumidor. As empresas com controle de custos adequados se tornam mais competitivas e eficientes tanto na gestão ampla quanto no desenvolvimento de obras.
É por esse motivo que a automação de tarefas em incorporadoras está ganhando destaque como solução essencial para a modernização do mercado imobiliário. Em um setor historicamente marcado por processos manuais como a construção civil, a transformação digital pode ser o impulso que esses negócios esperavam para melhorar sua operação e otimizar o gerenciamento de projetos, leads e clientes.
Quer saber mais sobre a automação de tarefas em incorporadoras? Siga conosco no restante do artigo.
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O que é a automação de tarefas em incorporadoras?
A automação de tarefas em incorporadoras envolve o uso de tecnologias para realizar processos repetitivos de maneira automática, reduzindo o trabalho manual. É possível otimizar uma série de atividades administrativas, como o cadastro de clientes, emissão de documentos fiscais, e também aspectos ligados ao marketing e vendas, como gestão de leads, comunicação com prospects, entre outros.
Muitas das soluções adotadas para a automação de tarefas em incorporadoras são de CRM integradas com inteligência artificial. Na prática, essas ferramentas geram algumas vantagens:
– Redução de custos – A automação reduz a dependência de tarefas manuais, permitindo que as equipes se concentrem em atividades estratégicas. Isso resulta em mais eficiência operacional.
– Economia de tempo – Processos burocráticos ou repetitivos que antes levavam horas agora podem ser concluídos em minutos.
– Diminuição de erros – Dados inseridos manualmente estão sujeitos a inconsistências. O preenchimento automático aumenta a precisão.
– Melhoria da experiência do cliente – Agilidade no atendimento gera maior satisfação e está alinhada às expectativas de um mercado mais digital e exigente.
– Garantia de compliance – Para que a automação ocorra, sistemas especializados são necessários. Neste caso, a documentação está disponível de forma organizada e rastreável, trazendo mais tranquilidade aos players do segmento.
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Quais tarefas podem ser automatizadas em uma incorporadora?
Na perspectiva de administração das incorporadoras, há diversos setores e tarefas que se beneficiam da automação. Algumas das que se destacam são:
1. Cadastro de proponentes – É possível realizar o upload de documentos do cliente e ter dados como nome, CPF e RG preenchidos automaticamente, economizando tempo e reduzindo erros.
2. Gestão de leads – Um CRM integrado com automação pode distribuir leads de forma eficiente, priorizando os mais qualificados e os nutrindo de maneira personalizada, seguindo a estratégia de funil de vendas. Essa automação faz com que seja mais fácil identificar o progresso e acionar o time envolvido nas negociações quando necessário.
3. Acompanhamento de propostas – O progresso das propostas é registrado automaticamente, garantindo mais controle e visibilidade. Isso traz uma visão clara sobre o andamento da negociação e de que maneira as equipes de vendas devem se portar.
4. Gestão de documentação – Documentos digitalizados são automaticamente anexados às propostas, facilitando a organização e a rastreabilidade e trazendo agilidade ao processo de compra e venda.
5. Comunicação com clientes – Ferramentas podem enviar e-mails ou mensagens automatizadas para os clientes, seja para avisos sobre o empreendimento ou até mesmo dentro do processo de nutrição de leads.
6. Automação de campanhas de marketing – No marketing digital, é possível fazer segmentação de leads e criar campanhas personalizadas para cada perfil de cliente, conforme estabelecido no CRM.
7. Processos internos – A gestão diária se beneficia da automação de tarefas em incorporadoras. Gerenciamento de contratos de terceiros, solicitações de aquisição de materiais e pagamento de fornecedores podem ser ajustados ao andamento de obras, otimizando o planejamento.
8. Obtenção de relatórios – A automação de tarefas em incorporadoras é reflexo de uma boa gestão de coleta de dados e seu filtro e análise. Quando este trabalho está sendo bem desenvolvido, ele também permite gerar relatórios personalizados sobre diversos temas: do volume de leads atendidos ao progresso de uma obra.
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Quais são as estratégias para digitalizar processos em incorporadoras?
É preciso entender que a automação de tarefas em incorporadoras é um processo contínuo. Este investimento deve permear uma mudança de mentalidade da empresa, visando se tornar mais ágil e eficiente, integrando as novas ferramentas tecnológicas e plataformas à rotina. Por isso, para que o processo seja eficiente, os gestores podem seguir este passo a passo:
1. Identificar processos repetitivos – Dos e-mails de clientes ao cadastro de leads, quais tarefas poderiam ser automatizadas e tornariam a companhia mais eficiente e inteligente?
2. Invista em softwares especializados – Em geral, a automação relacionada aos leads está integrada ao CRM. Isso exige que a incorporadora faça uma gestão adequada dos prospects e evolua em suas funcionalidades de maneira estratégica.
3. Estruture a coleta e análise de dados – O sucesso da automação de tarefas em incorporadoras depende da fidelidade e capacidade de analisar estes dados. Isso vai subsidiar desde as estratégias de marketing ao perfil de clientes a serem abordados pelos times de venda.
4. Capacite a equipe – A eficiência de uma tecnologia depende da forma como ela é usada. Nesse contexto, entenda as lacunas de conhecimento do seu time e invista em cursos e mentorias para tirar o melhor proveito das plataformas.
5. Monitore – Em seu planejamento, estabeleça metas para acompanhar a evolução dos resultados da companhia. São estes dados que vão embasar as decisões dos gestores.
Os cinco pontos acima são a base para a automação de tarefas em incorporadoras. Caso a sua empresa esteja evoluindo na transformação digital, recomenda-se que este processo se inicie em uma área específica ou em projetos pequenos. Dessa maneira, torna-se mais simples identificar as dificuldades e ajustar às estratégias antes de uma expansão mais ampla.
As tendências de automação para empresas do mercado imobiliário
O processo de adotar soluções que integrem o CRM à inteligência artificial para a automação de tarefas é uma realidade. E a tendência é que cada vez mais atividades sejam automatizadas ou possam ser realizadas com diferentes perspectivas:
– Integração com Big Data – Melhora a análise preditiva para entender as tendências do mercado e o planejamento de obras.
– Uso de chatbots – Otimiza o atendimento automatizado para clientes, agilizando respostas e filtrando os casos que demandam intervenção humana.
– Blockchain – Amplia a segurança das transações imobiliárias no meio digital.
– Realidade Aumentada (AR) – Nos processos de venda, pode ser usado para que os clientes analisem os imóveis antes da visita presencial ou para visualizar um empreendimento ainda na planta ou fase de obras.
A automação de tarefas em incorporadoras é mais do que uma tendência: é uma necessidade para se manter competitivo no mercado imobiliário. Soluções como a Hypnobox by Senior aceleram processos, reduzem erros e melhoram a experiência dos clientes. O futuro do mercado imobiliário é digital, e sua incorporadora pode liderar essa transformação com a nossa ajuda.